Processos eficientes, pessoas e equilíbrio entre novo e tradicional: como a Porsche escapou da falência

03/09/2025

WhatsApp
Facebook
Telegram
LinkedIn

No final dos anos 1980, a Porsche registrava um prejuízo anual de cerca de 120 milhões de euros. O negócio estava à beira da falência. Hoje, no entanto, a montadora de luxo é sinônimo de estabilidade e prestígio. Para Rüdiger Leutz, CEO da Porsche Consulting, que há 25 anos atua na consultoria da marca, sendo 17 deles no Brasil, a recuperação financeira e de status da empresa não foi resultado de um único fator, mas da combinação de eficiência nos processos, atenção às pessoas e equilíbrio entre renovação e tradição.

“A Porsche estava quebrada e a própria família fundadora se perguntou: ‘O que vamos fazer? Vamos vender tudo ou investir novamente nosso próprio dinheiro?’. Mas ficou claro que, se a escolha fosse investir, seria preciso mudar fundamentalmente a forma de trabalhar. Naquele momento, decidiram investir, com a condição de transformar a maneira de pensar e de produzir", disse Leutz durante um painel do Fórum Anual das Médias Empresas, realizado pela Fundação Dom Cabral, que acontece em São Paulo até esta quarta-feira (3/9).

Ele deu como exemplo a linha de montagem do Carrera 911, no final dos anos 1980. “Era um produto de altíssimo luxo e qualidade, mas a estrutura da fábrica não transparecia isso. Era evidente que, em condições como aquelas, era praticamente impossível garantir a qualidade que o carro exigia. Aí estava a raiz do problema", disse.

Depois de solucionar os problemas, a empresa criou a Porsche Consulting, em 1992, justamente para compartilhar experiência e metodologias com interessados em saber como a montadora tinha se recuperado tão rapidamente.

Eficiência de processos
O primeiro passo da transformação foi dentro da fábrica. Segundo Leutz, a empresa buscou inspiração em metodologias de eficiência do japonês Chihiro Nakao, que foi contratado para revisar a forma como a produção era organizada. Com Wendelin Wiedeking, CEO da Porsche na época, ele trabalhou no chão de fábrica, mudando processos de logística, cadeia de fornecimento e produção. A abordagem prática gerou ganhos rápidos, motivando os funcionários e criando transformação cultural contínua.

Outra grande mudança foi entender que eficiência não se restringe à empresa, mas a toda a cadeia. A Porsche estendeu a consultoria aos seus fornecedores, criando um sistema "win-win-win" onde a melhoria da eficiência era compartilhada, resultando em redução de custos e aumento da qualidade.

Leutz diz que a Porsche aplica conceitos e eficiência para economizar em todas as áreas do negócio, incluindo marketing, RH, logística e finanças.

Atenção às pessoas
Na época da crise, ainda havia alguns membros da família fundadora na gestão executiva do negócio. “Quem conhece a história sabe que o bisavô era um gênio, não apenas em carros, mas também em tanques, aviões, motos e barcos. Já o filho dele era um homem de negócios e elevou a empresa", disse o CEO.

Quando o negócio estava a beira da falência, a família percebeu que não era garantido que todos os herdeiros tivessem esse mesmo talento. “Aprenderam isso rapidamente e, por isso, contrataram um novo CEO, de 38 anos, com experiência e competências diferentes.”

Desde então, nenhum membro da família ocupa cargos executivos na Porsche, atuando apenas no conselho de administração. “Essa foi uma decisão muito importante, porque eles entenderam que carregar o nome Porsche não significa, necessariamente, saber gerir a empresa como o bisavô sabia. Eles agora apoiam a gestão, sempre com foco em trazer as pessoas mais qualificadas do mercado.”

Segundo Leutz, até hoje, investir nas pessoas certas é parte fundamental do negócio — independentemente das tecnologias que surjam. Também é preciso saber unir as diferentes gerações que agora estão no mercado de trabalho. “A Porsche busca jovens programadores e desenvolvedores de videogames, além dos engenheiros tradicionais, para atender às novas demandas. O maior desafio das empresas atualmente é montar uma equipe que una a experiência de funcionários mais velhos com o conhecimento dos mais jovens, criando um ambiente de colaboração.”

Renovação e tradição lado a lado
A marca conseguiu manter o equilíbrio entre tradição e inovação. O Carrera 911 continua sendo produzido e representa o maior número de vendas da marca — inclusive com uma fila de espera para compra. Mas, ao mesmo tempo, a Porsche abriu espaço para novos modelos que ampliaram o público da marca, como o Cayenne, que tem um tamanho mais adequado para famílias, e o elétrico Taycan.

A forma de compra também mudou, com etapas digitais e personalização total pelo cliente, incluindo opções como escolha do couro e da cor da pintura. A Porsche também está testando um serviço de assinatura nos EUA, oferecendo acesso a diferentes modelos por uma mensalidade.

“A geração mais nova não quer comprar um carro, muito menos cuidar", afirmou Leutz. “Essa é uma nova forma de oferecer a experiência para essa geração que não está disposta a pagar R$ 1 milhão em um automóvel.”


Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Nunca foi tão simples abrir sua empresa!

Nós cuidamos de toda a papelada e processos burocráticos para que você tenha sua empresa funcionando regularmente. Você acompanha a evolução do processo sempre com orientação e tira suas dúvidas com nossos consultores sempre que precisar.

Estamos prontos para te ajudar!

Cuidamos de todos os procedimentos para a abertura do seu negócio

Confiança e Transparência

Você acompanha a evolução do processo sempre com orientação.

Abertura rápida

Abertura rápida e transparente para que você não perca nada do que está acontecendo.

Contadores consultores

Nossos contadores são treinados para serem consultores e orientar você.

Todo processo de abertura de empresa será orientado por nossos contadores

Realizamos todo processo de abertura de empresa por você, para que sua empresa seja aberta de forma simples, segura e rápida, sem dores de cabeça. Nossa equipe está à disposição para atender em todos as etapas da abertura da sua empresa.

Nossa equipe de contadores manterá contato com você para orientar quais atividades devem ser escolhidas para que tenha uma melhor otimização tributária.

Questões sobre escolha de melhor lugar para registrar a empresa, escolha de CNAEs, regime tributário, como evitar bi-tributações, natureza jurídica, dentre outras coisas importantes serão discutidas entre você e um contador.

Comece agora!
Entenda como funciona

1

Análise completa feita por contadores

Nós vamos avaliar as informações e documentações necessárias para as suas necessidades iniciais e encaminhar uma proposta.

2

Proposta aceita

A partir desse momento, nós vamos acompanhar todas as suas obrigações fiscais e orientar suas ações, mês a mês.

3

Nossos contadores cuidando da sua empresa

Nosso time de contadores irá manter todas as obrigações legais da sua empresa em dia. Teve alguma dúvida? Nossa equipe estará a postos para ajudar no que for preciso.

Ainda em dúvida?
Confira nosso FAQ.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.