Vai ficar mais difícil abrir uma fintech? Entenda como a nova norma da Receita impacta empreendedores do setor

04/09/2025

WhatsApp
Facebook
Telegram
LinkedIn

Com a instrução normativa, pulicada na última sexta-feira (29/8), que impõe às fintechs as mesmas obrigações dos grandes bancos, essas empresas passam a compartilhar saldos e movimentações com a Receita Federal. A medida garante maior credibilidade ao setor, mas, ao mesmo tempo, traz mais tarefas para o dia a dia. Startups nascentes de soluções financeiras terão de lidar com novas demandas e desafios.

Se por um lado, isso representa maiores custos na hora de abrir uma empresa, por outro torna o mercado mais seguro e preparado para investidores.

  • Desenvolvimento ou adaptação de sistemas para coletar, armazenar e transmitir dados transacionais segundo os padrões exigidos pelo Fisco;
  • Governança de dados robusta, com normas claras sobre classificação de operações, tratamento de dados sensíveis e segurança da informação;
  • Contratação de profissionais especializados em compliance (KYC/AML), capazes de identificar e reportar operações suspeitas conforme previsto;
  • Processo de onboarding mais burocrático, alinhado às exigências de identificação e justificativa do cliente — o que aumenta o custo de aquisição e o operacional, especialmente no início.

 

“O desembolso necessário para se estruturar vai além do registro formal, envolve infraestrutura, processos e pessoal capacitado. A conta pode ficar pesada”, esclarece o advogado empresarial e tributarista David Andrade Silva. “Os custos vão depender da solução e do segmento de atuação”, complementa Guilherme Chernicharo, sócio da Hiker Ventures, fundo de venture capital da AF Invest.

Uma das startups investidas pela Hiker Ventures, por exemplo já havia adotado medidas de regulação para aumentar sua credibilidade antes da nova instrução normativa. O custo de implantação de sistemas, somado a despesas jurídicas para regulamentação e assessoria junto ao Banco Central, chegou a R$ 4 milhões. Os valores que precisarão ser desembolsados para cumprir a nova norma ainda não foram estimados.

Os especialistas dizem que é possível recorrer a ajuda terceirizada, de acordo com o orçamento do empreendedor. Contratar advogados é uma opção inicial para compreender a regulação financeira e cumprir a e-Financeira com segurança. Também é possível delegar a parte técnica, com plataformas BaaS (Banking as a Service) que já têm infraestrutura pronta para envio da e-Financeira, oferecendo o chamado compliance as a service.

Outra alternativa é conduzir essas etapas de forma independente, após participar de workshops ou trocar experiências com a comunidade. “É possível consultar associações e entidades de representação, como a Febraban e a ABFintechs, que costumam organizar seminários, webinars e publicações sobre temas relacionados ao setor”, sugere o advogado David Andrade Silva.

Por outro lado, Chernicharo acredita que a regulamentação pode ser vista como uma oportunidade de diferenciação. “É fundamental se distinguir de instituições clandestinas que usam o nome ‘fintech’ para fins ilícitos. A regulamentação busca reduzir dúvidas sobre a integridade das operações e fortalecer os mecanismos de controle e fiscalização”, aponta. Assim, o momento também é propício para entrar em um mercado que está amadurecendo e ganhando credibilidade, o que pode ser positivo para quem tem condições de investir os valores necessários no setor.

Diego Perez, presidente da Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs), vê o cenário geral como positivo, mesmo com os desafios e a necessidade futura de investimentos. "É verdade que será necessário investir em segurança, compliance e inovação, mas esses pontos fortalecem o ecossistema, aumentam a confiança dos consumidores e abrem portas para soluções mais sólidas e escaláveis", diz.

Para associação, o empreendedor vai encontrar um cenário competitivo, porém mais preparado para parcerias e inovação. "Acreditamos que ainda há um vasto espaço para fintechs que tragam soluções especializadas, focadas em nichos e nas necessidades reais dos consumidores e empresas brasileiras", complementa o presidente.

Doug Storf, diretor da Associação Brasileira de Banking as a Service, também acredita que os desafios podem se transformar em oportunidade, já que um compliance bem aplicado resulta em diferencial competitivo. "Talvez o mais difícil seja criar produtos que realmente se destaquem em um mercado já muito competitivo, com milhares de fintechs disputando atenção e relevância. Abrir uma fintech hoje demanda não apenas capital financeiro, mas também capital humano, tecnológico e institucional sólidos", opina o diretor.


Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Nunca foi tão simples abrir sua empresa!

Nós cuidamos de toda a papelada e processos burocráticos para que você tenha sua empresa funcionando regularmente. Você acompanha a evolução do processo sempre com orientação e tira suas dúvidas com nossos consultores sempre que precisar.

Estamos prontos para te ajudar!

Cuidamos de todos os procedimentos para a abertura do seu negócio

Confiança e Transparência

Você acompanha a evolução do processo sempre com orientação.

Abertura rápida

Abertura rápida e transparente para que você não perca nada do que está acontecendo.

Contadores consultores

Nossos contadores são treinados para serem consultores e orientar você.

Todo processo de abertura de empresa será orientado por nossos contadores

Realizamos todo processo de abertura de empresa por você, para que sua empresa seja aberta de forma simples, segura e rápida, sem dores de cabeça. Nossa equipe está à disposição para atender em todos as etapas da abertura da sua empresa.

Nossa equipe de contadores manterá contato com você para orientar quais atividades devem ser escolhidas para que tenha uma melhor otimização tributária.

Questões sobre escolha de melhor lugar para registrar a empresa, escolha de CNAEs, regime tributário, como evitar bi-tributações, natureza jurídica, dentre outras coisas importantes serão discutidas entre você e um contador.

Comece agora!
Entenda como funciona

1

Análise completa feita por contadores

Nós vamos avaliar as informações e documentações necessárias para as suas necessidades iniciais e encaminhar uma proposta.

2

Proposta aceita

A partir desse momento, nós vamos acompanhar todas as suas obrigações fiscais e orientar suas ações, mês a mês.

3

Nossos contadores cuidando da sua empresa

Nosso time de contadores irá manter todas as obrigações legais da sua empresa em dia. Teve alguma dúvida? Nossa equipe estará a postos para ajudar no que for preciso.

Ainda em dúvida?
Confira nosso FAQ.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.